Diagnóstico e tratamento

 

Diagnóstico:

                O diagnóstico mais eficaz é um exame ao sangue do doente, de modo a permitir concluir se a pessoa terá a doença, o tipo de hemofilia e o seu grau. Tais exames analisam determinados parâmetros, como:

                ● Tempo de coagulação;

                ● Níveis de factores de coagulação;

                ● Presença ou ausência de factores.

                Mulheres grávidas portadoras da patologia podem fazer o diagnóstico pré-implantacional, de modo a ter filhos sem hemofilia. Para tal tem de proceder-se à remoção dos óvulos, realizar fertilização in vitro e colocar no útero apenas embriões sem a doença. 

Tratamento:

                O principal tratamento da doença consiste na terapia da reposição, onde se faz a injecção do factor de coagulação, de modo a repor a sua presença ou elevar os seus níveis. Esta terapia pode ser usada normalmente aquando da hemorragia (sendo mais intensa e menos dispendiosa) ou então de forma preventiva.

Geralmente, a terapia de reposição pode ser feita em casa, apresentando vantagens como uma recepção rápida do tratamento, menos visitas urgentes ao médico e um menor custo do tratamento. No entanto, algumas complicações poderão advir desta, como:

       ● Desenvolvimento de anticorpos para os factores de coagulação à os anticorpos podem destruir o factor antes de este entrar em acção, impedindo assim a terapia. Estes anticorpos desenvolvem-se em 20% das pessoas com hemofilia A e em 1% das pessoas com hemofilia B.

               ● Desenvolvimento de infecções virais à as infecções virais podem levar a hepatite ou HIV. Contudo, a contração das doenças é rara, devido à cuidadosa triagem do sangue, tratamento dos produtos sanguíneos doados, e à vacinação das pessoas para a hepatite.

                Danos nas articulações, músculos devido a atraso no tratamento. Estes danos são representados por sangramento nas articulações, inchaço da membrana que envolve articulação, dor, inchaço, entre outras características.

Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto

Crie o seu site grátisWebnode