Sinais e Sintomas:
As manifestações da doença são diferentes dependendo da gravidade da hemofilia:
● Hemofilia leve- não há hemorragia espontânea mas é preciso tratamento preventivo para que não ocorram hemorragias anormais em situações de cirurgia, extracção dentaria etc. Se ocorrer hemorragia essa acontece 1 vez por ano a 1 vez em 10 anos; muitas vezes a patologia não é diagnosticada em vida.
● Hemofilia moderada - há hemorragia muscular profunda espontânea, mas com maior frequência (1 vez por mês/ano); diagnosticada antes dos 5-6 anos
● Hemofilia grave - há hemorragia muscular profunda espontânea, onde os indivíduos têm cerca 2 a 5 hemorragias por mês; diagnosticada no primeiro ano de vida.
Uma hemorragia pode ser classificada em interna ou externa, e em caso de hemofilia os sinais vão depender do seu tipo.
Sinais |
|
Hemorragia Interna |
Hemorragia Externa |
- sangue na urina devido a hemorragia nos rins ou bexiga; - sangue nas fezes devido a sangramento no estômago ou intestinos; - hemorragia nas articulações, inicialmente, pouco visível, mas com o tempo conduz ao inchaço da articulação, o que faz com que esta fique quente ao toque e dolorosa quando se dobra - hemorragia cerebral causada por dores de cabeça ou garganta, vómitos repetidos, sonolência, visão dupla, problemas de locomoção, entre outros.
|
- sangramento da boca devido a corte, mordida, ou extracção dentária; - sangramento no nariz sem motivo aparente; - sangramento intenso a partir de um pequeno corte |
Ana João Silva
Nuno Lopes
Pedro Botelho
Virgílio Silva